Hora de voltar ao Twitter!

Estou cansada do Facebook. Cansada das publicações com memes, imagens de bebês dando bom dia, gatinhos e cachorrinhos fofos, gatinhos e cachorrinhos maltratados, contagem regressiva para sexta e ahhhh como eu odeio a segunda. Feed virado em igreja, mural virado em consultório psicológico… Compartilhe se você concorda comigo ou curta se você super concorda comigo!

Tudo isso só me faz sentir falta de uma coisa… Ahhhh os bons tempos do Twitter!

logo_twitter_withbird_1000_allblue


“Carol o Twitter já era né?” “Ninguém mais usa Twitter né?” “Todo mundo está no Face!”

Um breve espaço para apresentar o Twitter aos que não conhecem:

“O Twitter é uma ferramenta considerada um miniblog, sendo chamado assim de microblogging. O Twitter nos possibilita um resumo de tudo o que acontece no mundo, e o melhor, você pode escolher as informações que você quer ler!”  (LIMA, Carolina. 2011)

(Abri meu próprio livro e me citei. Isso tá pior que curtir o próprio status no Facebook né!)
Quer saber mais? Compre meu livro aqui, tem um capítulo inteirinho explicando a ferramenta
e mais várias dicas do que não fazer na rede! :)

O Twitter teve seu auge no Brasil em 2011, onde foram alcançados 12,9 milhões de acessos únicos, mas em 2012 este número caiu para 9,7 milhões. (ComScore) E boa parte, ou completa parte, da culpa dessa diminuição de acesso foi por causa do Facebook! É meus caros, o Facebook chegou e a destruição foi em massa! Pessoal do Orkut migrou para o Facebook, e com tanta informação misturada os usuários foram deixando o Twitter de lado e foram utilizando mais o Facebook.

Porém, este declínio pelo visto foi só no Brasil. Analisando mundialmente, de 2009 para 2012 o Twitter teve um crescimento impressionante de 714%!!! Sim, o Twitter é a plataforma social com o maior crescimento no mundo, batendo Facebook e Google+! Duvida das minhas palavras? Acha meu blog mentirosinho? Acha que sou dessas mulheres que adoram exagerar?  (Tá, eu curto um pouco, mas isso é verdade!) Veja aqui a pesquisa que o Mashable publicou!

“Carol mas qual é a diferença do Twitter para o Facebook?”

A diferença é que no Twitter o foco são notícias curtas, rápidas e em tempo real. O conteúdo geralmente é sempre mais informativo e não perdemos tanto tempo vendo aquela enxurrada de imagens, poluindo nossas páginas.

“Aiiii Carol, já tentei voltar para o Twitter, mas ele tá parado! Ninguém publica mais nada”
Sinto lhe informar, mas você está seguindo as pessoas erradas!


5 Vantagens para estar, ou voltar para o Twitter:

1# Você será o primeiro a saber!

No Twitter é fácil de postar. Principalmente ao fácil acesso dele nos smartphones. Devido essa facilidade, a disseminação do conteúdo é muito mais ágil! Infelizmente, me orgulho em dizer que descobri que o Micheal Jackson morreu antes da BBC, antes do Plantão da Globo, antes do Jornal Nacional, e antes dos meus pais! Era perto das 17h quando já estava no topo dos Trending Topics do Twitter: “RIP Michael Jackson”. Fui contar ao meu pai e ele riu, disse que eu estava pirando. Duas horas depois passa na TV que Michael Jackson foi internado, (Oi?) meu pai me mostrou a notícia e riu um pouquinho mais de mim. E somente em torno das 20h30 que a notícia chegou por aqui…

Meu pai, super sério e assustado, olhou pra mim e disse: “O que tu tá usando?”
“Não é drogas não pai, o nome disso é Twitter!” Sim, logo em seguida  tive que fazer uma conta pra ele!

“Ahhh Carol, mas isso faz tempo! Twitter não é mais assim!”
Shut up! Descobri a morte do Chorão da mesma forma. :(

2# Siga as pessoas certas e você terá o conteúdo certo!

No Facebook a amizade é recíproca, infelizmente! Sempre temos aquele super amigo legal na vida real, e na internet ele é o maior pé no saco da face da terra, e sim você tem que aturá-lo no Facebook! No Twitter não tem essa! Você segue quem é relevante pra você. E você não é obrigado a seguir de volta quem te segue. Ou seja, conteúdo de qualidade na sua página principal! Busque canais de notícias, usuários formadores de opinião, empresas que publicam conteúdo bacana, marcas que você admira e o que for de mais relevante pra você!

3# Não há poluição!

Um dos maiores pontos fortes do Twitter, são seus 140 caracteres! Este pequeno espaço disponibilizado para publicar o conteúdo, acaba forçando as pessoas a serem muito mais claras e objetivas. Imagine você diante de várias notinhas rápidas e relevantes, com conteúdos destinados a você! Nada de memes, nada de tragédias, nada daquele excesso de mesmisse…

4# Todos conectados através das Hashtags! <3

Pra quem não sabe, o Twitter foi o responsável pela criação das #hashtags! (Veja meu post sobre #hashtags aqui!) E graças a elas, temos a possibilidade de interação com diversos meios. Um deles que é muito utilizado, é a TV! Você já percebeu nas programações onde os usuários enviam frases no Twitter com a #hashtag do programa e a frase aparece em tempo real na TV?! Sim, isso é possível! Existe até um programa chamado “Eu Q mando Twitter” na PLAY TV, onde os usuários escolhem seus clipes favoritos, enviam via Twitter com a Hashtag #euqmandotwitter e magicamente a música passa na programação com seu nome e tudo! Outros programas que usam e abusam do Twitter é o The Voice Brasil e Pânico na TV, entre diversos outros.

Hora do teste: Quer ver como muita gente ainda usa o Twitter? Entre na rede na hora da novela e veja os Trending Topics! Eu digo que é no mínimo, assustador!

Quem nunca foi também em eventos que possuíam #hashtags, onde os participantes faziam a cobertura em tempo real com diversas frases e conteúdos da palestra? Me diz algo mais genial que isso! ME DIZ!

As empresas podem utilizar o Twitter para disseminar conteúdo, criar personas ou como SAC! Quer um exemplo legal? Veja o perfil do Ponto Frio no Twitter! (Te amo pinguim! <3)


5# Tem novidade no ar!

Em janeiro deste ano o Twitter comprou o Vine! A ferramenta é um aplicativo para smartphones e funciona como Instagram, porém são mini vídeos de 6s com looping. E tem tudo pra dar certo! Já tem até empresa utilizando esse início para promover sua marca. Você pode ver aqui um infográfico mostrando mais sobre o Vine!

Quem sabe depois dessa moda do Facebook aqui no Brasil, os usuários não voltarão ao Twitter?
Confesso que estou cada vez mais dando atenção ao meu passarinho azul! E você? #sddstwitter

Publiquem seus arrobas nos comentários, deve ter muita gente interessante ai para seguir! :)