Como se motivar para começar e não desistir!

Como prometido no meu primeiro post, onde conto como perdi -10kg, aqui estou novamente! Antes de entrar em detalhes na alimentação, acho importante separar alguns itens que podem ajudar você que quer começar nesse processo, a continuar sem pensar em desistir. Vejo muita gente dizendo: Queria tanto emagrecer!, Não sei se vou conseguir! Se for para começar pensando assim, nem comece! Você não vai conseguir mesmo. Fecha aí o blog e vai comer um chocolate! Mas se você tem força de vontade, está decidido e certo dos seus objetivos, pode continuar lendo! ;)

Comece separando as fotos!

Vou confessar pra vocês: Quando cheguei aos 62kg e ouvi meu pai dizer que eu estava gorda, eu até sabia que estava mal, mas não tãoooo mal assim. E só consegui ver que eu parecia um amontoado de pneus Michelin, depois de bater uma foto no espelho de biquine. Eu bati a foto, me vi e chorei. E esse, por incrível que pareça, foi o START da minha motivação para começar!

Nada melhor do que fazer antes e depois! <3 Claro que no começo não terá depois. Mas esta primeira foto é a que irá te motivar a fazer as próximas. ;)

Eu escolhi uma foto da minha fase mais gordinha e deixei na tela de abertura do meu celular. SIM, para ficar bem visível como eu era, e que se eu não me cuidar volto a ficar assim. FUNCIONA GENTE! É um susto a cada desbloqueada do iPhone. Vale imprimir e colocar no mural, no espelho do banheiro, na geladeira, colado no teto em cima da cama. Faz bem, juro!

Outra dica é: Salve, imprima e deixe no fundo de tela, fotos de suas inspirações! Isso te ajuda a focar e a querer chegar lá também! E claro, ver antes e depois de pessoas que estavam em situações piores que a sua e hoje estão 10x melhores que você, é um tapa na sua cara! Comece por este link aqui!

Acabe com as desculpas!

Culpar a si mesmo nunca é uma opção. Até porque jogar a culpa em alguém ou situação é muito mais fácil. Tem gente que coloca a culpa da má alimentação por só conseguir comer fora de casa, e tem gente que bota a culpa justamente por comer em casa.

“Ahhh mas minha vida é muito corrida, tenho sempre que comer fora!”

E comer fora é motivo para comer mal? Grelhados e opções lights é o que não faltam! Barrinhas de cereais zero açúcar e com fibras são boas para ter sempre na bolsa ou na mochila nas horas de caos no estômago. Leve com você saquinhos de Sucralose, assim você pode substituir pelos adoçantes e pelo açúcar dos estabelecimentos. Essas pequenas coisas fazem a diferença!

“Lá em casa só tem pizza, lasanha, doces, pães e refrigerante! Assim não dá! Minha família não ajuda!”

giphy (7)Quem disse que eles não estão ajudando? Eles estão te ajudando SIM! Estão te ajudando a ser mais forte e te testando se você sabe dizer não. Compre sua própria comida e aprenda a negar. Se você tem determinação, tudo se torna simples! MUITO simples!

Faz a chique colega, diga: Não, obrigada! Estou satisfeita!

Não deixe de comer!

Ao começar, muita gente acha que tem que parar de comer. Se você cortar tudo e for ao limite extremo, começou errado! O inicio tem que ser substituição! Tem coisas que a gente não vive sem. Eu não vivia sem queijo cheddar! Como lidar? Do cheddar fui para o cheddar light, fui diminuindo, trocando aos poucos para o cream cheese light, fui diminuindo e hoje estou no Cottage. Tudo é uma evolução. Nunca que eu ia conseguir do Cheddar ir para o Cottage. É difícil, dói! Busque as versões integrais e opções mais saudáveis de tudo o que você gosta! Priorize os alimentos que trazem nos rótulos: ZERO AÇÚCAR e ZERO GORDURA. Isso já vai ajudar muito nos primeiros meses e com certeza você verá resultados.

Mas eu vou passar fome!

Se você comer pequenas porções a cada 3h, é impossível passar fome. Reduza aos poucos os carboidratos ruins, priorize apenas os carboidratos bons, como a batata doce, feijão, arroz integral e foco na proteína! Meu nutricionista fofo me ensinou uma técnica legal para saber a quantidade que você deve comer de proteína nas refeições, sem ter que utilizar balança. Aí vai a dica: Feche sua mãozinha! Agora olha o tamanho que ela ficou fechada. Tá vendo? Essa é a quantidade de proteína! “OH MEU DEUS! SÓ ISSO?” Não! Complete o resto do seu prato com saladas e legumes. Quanto mais colorido, mais carnaval, mais drag, mais chamativo, melhor!

As inimiga emagrecendo rápido!

SEMPRE tem aquela biAtchhhhh (PINKMAN, Jesse.) que vem querer sambar na sua cara dizendo: Nossa, você levou um mês pra perder 4kg? Eu perdi 4kg por semana! Gente o limite para emagrecer saudavelmente é 1kg por semana, e isso no começo! No começo tudo é mais fácil. Depois a coisa vai ficando mais difícil.

Crying_icecream_eatingPerder 2kg por semana, em alguns extremos casos, é até aceitável. Porém, mais que isso não é de forma saudável! E não se preocupe, o ser que perde muito em pouco tempo, encontra tudo o que perdeu  em pouco tempo também! Esses quilos perdidos de forma rápida VOLTAM! E são bem estes que são eliminados com medicamentos ou dietas loucas. Não adianta gente, o processo certo demora. Sussega e relaxa a pança aí!

Adios balança!

Acredite em mim, a balança é a sua pior inimiga! Ela se faz de amiga, te acompanha em todo processo, não desgruda de você, ela te chama, te seduz e aparentemente parece que ela quer somente te ajudar. SÓ QUE NÃO! O foco da balança é te desmotivar e te fazer sofrer! Ela é cruel e mente, OK?

Queridos, músculo pesa! Água pesa! Intestino preso pesa! Se você está na academia há séculos e não vê o maldito número na balança descer, é bem possível que você esteja ganhando massa magra. O melhor jeito de medir que você está perdendo gordura são…

Suas roupas!

Pegue aquela calça que deixou de servir em você há muito tempo. A partir de hoje vista ela TODA segunda-feira! Sim, você vai vestir ela hoje e provavelmente pensará: Mas ela nunca vai entrar! se você pensar assim ela não vai entrar mesmo. Tenha fé! A minha que não passava na coxa hoje está larga. <3 Medir pelas roupas é a melhor forma de saber que você está no caminho certo. Essa foi a dica do meu nutricionista e a minha! :)

O preço de se expor! 

Muita gente não gosta de se expor, e muita gente se irritou com minhas hashtags #projetocarolpalito, #tchaubanha e a quantidade de posts que eu fazia de academia e alimentação. SÓ QUE, essas coisinhas me motivaram e muito! A cada curtir e a cada comentário de amigo dizendo: Força Carol! Tô nessa também!” “Poxa! Parabéns! Você é minha inspiração! viraram meu combustível da motivação! E o mais legal disso é ter seus amigos aqui na vida real cuidando de você e dizendo: Estou acompanhando seu #projetocarolpalito, não vou deixar você comer esse salgadinho! É legal contar com as ferramentas que temos hoje em dia para compartilhar seus desejos e conquistas. Você fica com o sentimento de obrigação em ser um bom exemplo e não sair fora da linha. Pra mim fez bem, quem sabe para você não faça também?! Mas claro, BOM SENSO HEIM! Não publiquem só isso ~pelo amor do bom deus~!

Grupo com amigas!

Existem vários grupos fitness no Facebook que é bacana você participar! O mais famosinho e cheeeio de gente é o ByMarina. Tem muitas receitinhas, pessoas com os mesmos problemas que você, com os mesmos objetivos, e diversas dicas. Porém, o grupo que mais me ajudou mesmo foi o que fiz com 3 amigas minhas, fechado, secreto e nele podemos conversar, trocar receitas e fotos DAQUELAS que você não publica em blog algum! Fizemos até uma gincana para quem perde mais medidas e temos uma tabela com todos nossos CM. Analisamos todo mês quem conseguiu eliminar mais! A gente chora, desabafa, comemora juntas e isso é muito mais legal quando fazemos entre amigas de verdade. Junte suas amigas que possuem o mesmo objetivo que você e faça um grupo!

E para quem ainda não encontrou as amigas certas para criar um grupo, nós criamos um! Eu e minhas amigas criamos um grupo aberto e nele publicaremos receitinhas, dicas, desabafos e vitórias! Veeem, participe aqui!

Estipule metas!

Crie um calendário e estipule o quanto você quer alcançar até tal data. Isso ajuda a manter você focado! Seja realista com você mesmo, entenda seu corpo, não sonho alto demais. Só cuidado para não definir metas que podem ser inalcançáveis em muito pouco tempo. Se frustrar nessa caminhada é um dos principais motivos para ter uma recaída das fortes e sentir vontade de desistir. Digo isso, pois já fiz dessas, mas aprendi! Pé no chão e paciência. Nada é fácil, nada é rápido!

Odeio academia!

Alimentação é 80% do sucesso para emagrecer. O exercício físico apenas ajuda e potencializa! Porém, se exercitar faz um bem imenso para todo o corpo, isso eu nem preciso dizer né? Aí muita gente vem dizer: Mas eu odeiooo fazer musculação! Exercício não é só musculação e ficar 1h na esteira. Faça o que você gosta! Você gosta de dançar? Faça dança! Gostar de bater? Faça boxe! Gosta de agito? Faça Jump, Step, Combat! Gosta de pedalar? Faça RPM, Spinning, pedale ao ar livre, vá para o trabalho de bicicleta! Opções é o que não faltam! Claro que a musculação é importante também, e confesso que eu odiava também, mas hoje amo. Como aconteceu isso? Forcei a amizade no começo e até que começaram a aparecer os resultados. PRONTO! Depois disso você não precisa forçar mais nada. Não consigo ficar sem ir.

giphyAntes eu mal conseguia correr na esteira, na verdade eu não conseguia! Caminhava na velocidade 4 e minha corrida era velocidade 6. Hoje caminho na velocidade 7 e corro a 12.

Busque meios que te motivem para ir malhar! Faça aquela playlist com músicas que você ama e que te motivam, convide uma amiga para ir malhar junto, se vista de forma que você se sinta bem, foque nos gatinhos(a) da academia! (Namoro terminando em 3…2… hahaha)

Quando eu emagrecer eu vou…

O que você sempre teve vontade de fazer, mas nunca fez por estar acima do peso? Ou porque a saúde não permite? Ou por vergonha das gordurinhas?

Eu estipulei algumas coisas que eu gostaria de fazer. Consumista do jeitinho que sou, o mais bobinho das minhas metas, era de quando eu eliminasse -10kg, compraria uma calça da Labellamafia. Pra quem não conhece, a Labellamafia é uma marca de roupas fitness lá de Florianópolis, que cresceu, cresceu e hoje está dominando o mercado e vendendo até fora do país. As modelos da marca, são lindas, magras e definidissimas! Sim, sou realista e não sou cega. Falta muita malhação, mas muita mesmo, para chegar lá! Mas só de saber que estamos no caminho, motiva! E aiiii comprei! Mesmo ainda com muita gordurinha dando o ar da graça, quase chorei quando a calça chegou e eu a vesti pela primeira vez!

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Minhas outras metas, são segredo! Afinal, o segredo do sucesso é o segredo! Mas publicarei a foto da tatuagem quando eu fizer. OPS!

Espero que este post tenha conseguido motivar alguma alma a começar nessa! Pra mim, ainda faltam eliminar 6kg de gordura e ganhar 2kg de massa magra magra. Quero poder saber que tem gente junto nessa comigo! :)) 

E para finalizar, segue o #ficadica para colar no mural: Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar obtendo os resultados que sempre obteve! Tenha determinação e mude! Força para todos nós!